sábado, 29 de março de 2008

China planeja teste de nova rede 3G em oito cidades

A fundadora da China Mobile, maior operadora de redes sem fio do país, irá iniciar os testes de um padrão novo de rede sem fio de terceira geração, o TD-SCDMA, em oito cidades em 1o de abril, afirmou a mídia estatal chinesa nesta sexta-feira.

Os testes comerciais ajudarão a aperfeiçoar a tecnologia TD-SCDMA, bem como oferecer melhores serviços móveis durante os Jogos Olímpicos de Pequim, segundo a agência de notícias estatal Xinhua publicou em seu site (www.xinhuanet.com).

Os testes ajudarão ainda a elevar a maturidade do setor de telecomunicações na China e aperfeiçoar a competitividade do setor 3G no país, acrescentou a Xinhua.

As oito cidades escolhidas para os testes são Pequim, Xangai, Tianjin, Shenyang, Shenzhen, Guangzhou, Xiamen e Qinhuangdao.

A notícia impulsionou altas nas ações do setor de telecomunicações no país, por expectativa de aumento de investimentos no segmento em decorrência da chegada do novo padrão.

A emissora oficial CCTV havia afirmado no início do mês que o novo padrão 3G, desenvolvido inteiramente dentro do país, parecia pronto para uso comercial nos Jogos Olímpicos depois que todos os testes ocorreram sem problemas.

A China prometeu oferecer qualidade de rede banda larga via aparelhos móveis para visitantes durante as Olimpíadas, mas o lançamento das licenças 3G foi adiado.

Pequim conduziu os testes pré-comerciais de seu padrão TD-SCDMA em dez cidades, incluindo as que irão sediar eventos olímpicos.

Analistas esperam ainda que padrões W-CDMA e CDMA2000 melhores construídos para rede 3G sejam lançados na China juntamente com o padrão TD-SCDMA, apesar da data exata ainda não ser conhecida.

(Reportagem de Sophie Taylor)

Reuters

Nenhum comentário: