quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mitsubishi prepara "TV a Laser"



Nova TV de alta definição da Mitsubishi usa lasers para iluminar a tela, gerando uma imagem com cores muito mais vivas e contraste excepcional. Tecnologia está em desenvolvimento há dez anos


Aparelho tem imagem com cores muito mais vibrantes, consome menos energia e é mais barato que modelos de Plasma e LCD de tamanho equivalente.
A Mitsubishi está se preparando para colocar no mercado até o fim deste ano uma nova tecnologia em aparelhos de televisão: trata-se da "TV a Laser". Como o nome sugere, o aparelho usa raios laser coloridos (vermelho, verde e azul, as três cores primárias) para iluminar a tela, em vez da tradicional iluminação com luz branca usada em TVs de LCD ou sistemas de retroprojeção. O resultado são cores muito mais intensas, uma taxa de contraste (a relação entre o ponto mais claro e o mais escuro que a tela consegue exibir) muito maior e imagens muito mais vivas e nítidas.

Os primeiros modelos terão telas de 65 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), o máximo em alta-definição. A linha, batizada de LaserVue, será inicialmente voltada ao mercado high-end, com preço ainda não divulgado. A tecnologia da TV a Laser não é nova: ela foi criada em 1996 e as primeiras demonstrações públicas em eventos como a CES (a maior feira de eletrônicos dos EUA) começaram há dois anos. Entretanto, só agora foi possível reduzir o tamanho e consumo de energia dos componentes, bem como o custo, ao ponto de tornar possível a fabricação em massa.

Além da qualidade de imagem excepcional, as TVs a Laser tem outras vantagens, entre elas ter a metade do peso (e preço) de telas de Plasma de tamanho equivalente, consumir um quarto da energia, ter uma vida útil estimada em 50.000 horas de uso contínuo e produzir uma imagem sempre com as mesmas características (como brilho) durante toda a vida útil: telas de plasma, por exemplo, perdem parte do brilho com o passar dos anos. Os primeiros modelos da Mitsubishi também poderão exibir imagens tridimensionais, com o uso de óculos especiais e filmes e jogos produzidos especialmente neste formato.Por Rafael Rigues

Nenhum comentário: