terça-feira, 2 de outubro de 2007

Europa investe 9 milhões de euros em banda larga via rede elétrica

Recursos serão destinados ao trabalho na implantação de banda larga via rede elétrica para aplicações como ensino virtual, telefonia VoiP, entre outros serviços inteligentes e vídeo sob demanda.
A União Européia aprovou um financiamento de 9,06 milhões de euros para apoiar uma especificação aberta para aplicações de acesso à internet em banda larga via redes de alta tensão.

A iniciativa é desenvolvida pela Opera, Open PLC European Research Alliance, aliança de estudo destinada a criar uma nova geração tecnológica para redes integradas. O projeto é co-financiado pela União Européia e poderá beneficiar a todos os países interessados no sistema.

A organização iniciou agora sua segunda fase, centrada nas aplicações de tecnologia. Em 2006, o grupo desenvolveu e adotou uma especificação para acesso BPL (broadband power line, banda larga via rede elétrica). A especificação é baseada na tecnologia DS2, de 200 Mbps.

Durante os dois próximos meses, a Opera centralizará seu trabalho na implantação de BPL para aplicações como internet de banda larga, ensino virtual, telefonia VoiP, entre outros serviços inteligentes, como EMS e AMM, além de vídeo sob demanda.

A iniciativa terá participação de 26 sócios procedentes de 11 países, sendo que a Espanha encabeça o grupo no continente.Por IDG

Nenhum comentário: