quinta-feira, 5 de abril de 2007

Greenpeace avalia empresas de informática

A Apple continua firme na rabeira da lista das empresas de informática amigas do ambiente. Trata-se de um ranking feito pela ONG internacional Greenpeace, que classifica as empregas de acordo com o grau de "verdura" de seu processo produtivo e com suas políticas de reciclagem.

No primeiro relatório trimestral deste ano, a Lenovo, fabricante chinesa de computadores que comprou a divisão de eletrônica de consumo da IBM em 2005, é a mais boazinha, na avaliação da ONG.

Em listagens anteriores, a empresa estava entre as menos "verdes", mas acabou superando companhias como Nokia, Sony/Ericsson, Dell e Samsung, que hoje a seguem no topo da lista.

Das 14 empresas analisadas, nove conseguiram nota superior a 5; as cinco que nem sequer chegaram a esse mínimo são as seguintes: Toshiba, 4.3; Sony, 4; LG Electronics, 3,6; Panasonic, 3,6 e Apple, 2,7.

A empresa de Jobs retrucou: "Nós discordamos da classificação e dos critérios do Greenpeace. A Apple tem uma história de atuação e compromisso com as práticas ambientalistas e liderou a indústria na restrição de uso e banimento de produtos tóxicos como mercúrio e cádmio".

Nenhum comentário: