quinta-feira, 5 de abril de 2007

Nokia 9300i é caixa de ferramentas corporativa


Por Henrique Martin

O smartphone 9300i, da Nokia, é a versão mais atualizada do modelo 9300, com um grande diferencial: tem conectividade via Wi-Fi. O modelo original tinha apenas conexão de dados pela operadora de celular via GPRS e a inclusão do wireless faz bastante diferença, visto que outros modelos da fabricante também vêm com essa tecnologia integrada (como o E61 e o N80, por exemplo).

O design do 9300i não mudou praticamente em nada – e não é um primor de beleza (como o Nokia E62, que tem um visual mais moderninho). O tamanho é o mesmo (132 x 51 x 21 mm) e o peso é um pouquinho maior (172 g contra 167 g do antecessor). É um aparelho grande com funções de telefone na tela e teclado externos, e de mini-computador na parte interna: o 9300i se abre ao meio, revelando uma tela com resolução de 640 x 200 pixels, muito boa para navegar na web e ler documentos do Office, por exemplo. O diferencial do 9300i é o fato de ele manter a função de smartphone continuamente ligada, independente de o celular estar ligado ou não – basta abrir e começar a trabalhar. A tela interna tem uma visualização razoável na luz do sol, mantendo-se legível com brilho reduzido (isso não é exatamente um problema).

O teclado interno, bastante confortável para digitar mensagens ou editar textos curtos, vem com inúmeros atalhos para as tarefas do smartphone: ambiente de trabalho, telefone, mensagens, web, contatos, documentos, calendário e atalhos personalizados. Outros quatro botões ao lado da tela ajudam na navegação pelo aparelho. Um botão arredondado atua como um mouse sensível ao toque. Demora um pouco para acostumar com seu uso. O aparelho roda sistema operacional Symbian (série 80) e vem com 80 MB de memória interna, expansível com cartões MMC.

O 9300i é um modelo GSM tri-band (900, 1800 e 1900 MHz). Seu uso é indicado para profissionais que precisam de conectividade a qualquer hora, seja por Wi-Fi ou pela rede EDGE da operadora de celular e, nesse quesito, ele não falha. Para acesso via celular, o 9300i que recebi para testes veio configurado com a maioria das operadoras brasileiras. Para usar o wireless, não é preciso entrar em nenhum menu complicado. Basta abrir o navegador e ir ao endereço desejado. O 9300i pergunta se você quer usar a rede de celular ou o “Easy WLan”, que busca a rede Wi-Fi mais próxima. Em testes com redes abertas e fechadas (mesmo com senha), funcionou com rapidez sem maiores problemas.

Os programas de escritório incluídos no 9300i são compatíveis com o Microsoft Office. Processador de textos, editor de planilhas e de apresentações fazem parte do pacote. Para e-mails corporativos, é possível usar soluções da própria Nokia ou da BlackBerry. O aparelho é compatível também com aplicativos de fabricantes como Oracle ou SAP.

Se sua empresa procura um smartphone que seja compatível com aplicativos de produtividade, não se importa muito com o design do produto e quer integração com algumas ferramentas corporativas, o Nokia 9300i é uma boa solução.

Nokia 9300i
R$ 2.499, Nokia, www.nokia.com.br.

Nenhum comentário: