terça-feira, 14 de agosto de 2007

Arpões para caça à baleia substituídos por máquinas fotográfica


A observação das baleias, em especial dos cachalotes, e os golfinhos continuam a ser uma fonte de receitas para os Açores. A observação em alto mar tem fascinado turistas de todo o mundo.

No início dos anos 90, a caça à baleia foi proibida nos Açores, mas o fascínio por estes cetáceos não cessou, transformamndo-se numa fonte de receita... menos mortífera.
Tudo porque os antigos arpões utilizados para matar as baleias foram 'trocados' pelas máquinas digitais.

No arquipélago existem 23 empresas "Whale Watching" distribuídas por cinco das novas ilhas - São Miguel, Faial, Pico, Terceira e Graciosa - dedicadas à organização de expedições turísticas para observação de golfinhos e baleias em alto mar.

A observação destes gigantes dos mares transformou-se numa importante fonte de receita nos Açores. Em alto mar é possível observar cerca de 24 espécies de mamíferos, em especial golfinhos e cachalotes - a baleia mais emblemática daquela região. Citado pela Lusa, Riardo Serrão Santos, do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores sublinhou o "elevado nível de conservação da natureza nas ilhas" . "Além das baleias de bico, é possível observar baleias azuis (as maiores de todas) durante a Primavera" , ressalvou.

Nenhum comentário: