terça-feira, 14 de agosto de 2007

NASA Utiliza Software IBM Open-Standard Para Desenvolver Telescópio Espacial de Próxima-Geração


A IBM (NYSE: IBM) anunciou hoje que a National Aeronautics and Space Administration (NASA) está a utilizar software IBM para desenvolver os sistemas que vão operacionalizar o Telescópio Espacial James Webb (TEJW), sucessor do Telescópio Espacial Hubble (TEH). Este novo telescópio de próxima-geração vai observar mais de perto o início dos tempos e procurar a desconhecida formação das primeiras galáxias.

O telescópio, cujo lançamento está previsto para 2013, irá estudar a formação de galáxias, estrelas e planetas. Para tal, a NASA irá recuar no tempo e mergulhar no espaço, utilizando anos-luz para viajar do presente para o passado. Por exemplo, para estudar a formação inicial das estrelas no universo, a NASA irá observar luz infravermelha através de instrumentos especiais optimizados, de forma a conseguir capturar esta parte do espectro.

Há 20 anos, os componentes e instrumentos do telescópio Hubble foram criados por múltiplas organizações que recorreram a software registado para desenvolvimento dos sistemas. Esta abordagem levou a que a manutenção, as mudanças e os arranjos executados no telescópio exigissem múltiplas ferramentas, que foram sendo geradas ao longo de toda a missão.

Dado que o software operacional dos sistemas de navegação e controlo (Guidance, Navigation and Control - GNC), de comando e de tratamento de dados (Command and Data Handling - CNDH) e o Módulo Instrumental de Ciência Integrada (Integrated Science Instrument Module - ISIM), que agrega os principais quatro instrumentos do TEJW, provinha de diferentes instituições de diferentes países, , tornou-se imprescindível criar uma linha condutora comum durante o projecto a fim de evitar o excessivo consumo de recursos e de tempo afectos às questões de software.

Para superar esta complexidade, a NASA determinou que cada organismo deverá desenvolver os seus sistemas utilizando o IBM Rational Rose Real-time, software open-standard de desenvolvimento de modelizações visuais baseado em UML, que possibilita aos responsáveis pelos vários sistemas do telescópio disporem de um plano detalhado de todo o projecto e, sem restrições temporais, recuperar e actualizar o código do software directamente nesse mesmo plano, ficando automaticamente disponível ao longo de todo o projecto.

O Rational Rose Real-time ajuda os programadores dos vários sistemas a criarem as aplicações mais rapidamente e sem comprometerem a sua qualidade. Este software da IBM verifica continuadamente a qualidade do projecto ao longo de cada passo do processo de desenvolvimento – incluindo a concepção do código, a realização dos testes, a localização e depuração de falhas, e as mudanças persistentes – para que a evolução do sistema continue em curso e sem erros. Isto possibilita às várias instituições associadas à construção do telescópio espacial James Webb uma maior produtividade e capacidade de distribuição de códigos seguros atempadamente – indo ao encontro dos requisitos do projecto e das regulamentações da indústria.

Alguns dos organismos que trabalham para o telescópio estão também a utilizar o IBM Require Pro, o IBM Rational ClearCase e o IBM Rational ClearQuest, que lhes permite sincronizar mudanças de projecto no interior das equipas globalmente dispersas, resultando numa mais rápida inovação.

“Tornou-se importante para a NASA utilizar uma plataforma de desenvolvimento de sistemas que fosse segura e de vanguarda no mercado, durante o longo período de missão”, disse Glenn Cammarata, ISIM Flight Software Development Lead, da Satellite Software Corporation, colaborador da NASA. “Uma vez que é baseada em open-standards, a natureza consistente e unificada da arquitectura do software da IBM possibilita a redução de quaisquer problemas que possam acontecer durante a jornada. O software Rational Rose Real-Time, muito mais fácil de gerir antes e depois do lançamento, foi a escolha acertada dadas as características específicas do Telescópio Espacial James Webb”.

A NASA vai continuar a utilizar o software IBM Rational para fazer a manutenção do telescópio após o seu lançamento e durante a missão. Além disso, a abordagem baseada em UML permite à agência espacial criar uma arquitectura padronizada, cuja natureza reutilizável permitirá a sua aplicação em futuras missões suplementares.

“O desenvolvimento integrado de sistemas, quer seja para um tesouro nacional como o telescópio espacial James Webb, para a concepção de uma aeronave ou de um automóvel, é um processo extremamente complexo de análise, desenho, implementação e manutenção”, na opinião de Daniel Sabbah, o general manager do software IBM Rational. “O software da IBM remove o caos do projecto ao criar maior controlo no processo de desenvolvimento de sistemas, permitindo a organizações como a NASA cumprir os projectos atempadamente e estar em conformidade das regulamentações, ao mesmo tempo que se protege contra problemas imprevistos e dispendiosos relativamente a software”.

Para mais informação, por favor visite:www.ibm.com/software/rational

Nenhum comentário: