terça-feira, 14 de agosto de 2007

Vem aí os Novos monitores e o seu nome é OLED



Há pouco tempo saiu no Webinsider um artigo sobre monitores CRT, plasma e LCD, mostrando seus dados técnicos, vantagens e desvantagens de cada tecnologia.

É fato que a tecnologia CRT está ultrapassada e os produtos com telas de plasma são economicamente inviáveis devido ao seu alto custo de produção além das deficiências da tecnologia, como alto consumo de energia e o efeito burn-in, colocando o LCD como vencedor daquela batalha.

Mas os monitores LCD já estão com os dias contados. A Sony anunciou no começo deste ano, uma nova linha de monitores e TVs com a nova tecnologia chamada OLED (Organic Ligh-Emitting Diode) ou diodo orgânico emissor de luz. Esta tecnologia permite que as próximas telas sejam mais finas, leves e baratas que as atuais de LCD.

Cada diodo orgânico é composto por moléculas de carbono que emitem luz ao receberem uma determinada carga elétrica, podendo ser aplicado diretamente sobre a superfície da tela, usando o método de impressão. Como cada diodo orgânico possui luz própria a necessidade de se utilizar luz auxiliar(backlight) é descartada, fazendo com que os aparelhos desenvolvidos com esta tecnologia fiquem menores e gastando menos energia.
Esta tecnologia torna-se muito interessante para uso em PDAs, notebooks e qualquer outro dispositivo portátil, onde o tamanho e a economia de energia são fatores críticos.


As telas orgânicas também conseguem ter tempo de resposta inferior às telas de LCD, diversos ângulos de visualização e maior contraste. Unindo essas características a uma forma mais simplificada de produção e utilizando menos materiais do que seu concorrente, barateando seu processo de manufatura, as próximas telas de OLED deverão fazer com que os aparelhos que utilizem LCD logo fiquem obsoletos.
Vantagens do OLED:
Maior brilho e contraste (1000 x superior ao LCD);
Maior ângulo de visualização (180º);
Menor tempo de resposta: aprox. 0,1 ms;
Menor consumo de energia;
Maior durabilidade;
Por enquanto vamos esperar. Por que é a nova era chegando.

Nenhum comentário: