terça-feira, 14 de agosto de 2007

Google investe centenas de milhões de dólares em telefonia móvel


Reportagem do Wall Street Journal revela conversas da companhia com operadoras nos Estados Unidos e na Europa

O Google prepara investimentos de centenas de milhões de dólares em seu projeto de telefonia celular e já está em contato com operadoras dos Estados Unidos e da Europa, reportou a agência de notícias Reuters, citando o Wall Street Journal, na quinta-feira (02/08).

A Anian, companhia voltada ao mapeamento de tendências de indústria, identificou, na última semana, a parceria do Google com a chinesa High Tech Computer, a fim de criar um aparelho celular com software baseado no sistema operacional Linux. O produto deve chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2008.

De acordo com o jornal, a empresa também teria procurado duas das maiores provedores de serviços wireless nos Estados Unidos, a AT&T e a Verizon, nos últimos meses, para negociar a venda de celulares integrados com a ferramenta de busca web do Google. Além disso, a T-Mobile, do grupo Deutsche Telekom, estaria interessada em expandir a aliança já existente com a marca no território norte-americano a outros mercados.

Fontes afirmam que a Verizon Wireless e a companhia não chegaram a um acordo sobre a possibilidade de negócio. Representantes da Verizon, T-Mobile e AT&T não comentaram o assunto.

A T-Mobile e a Vodafone já incorporam a busca do Google em seus serviços web para aparelhos móveis na Europa, enquanto a AT&T oferece a ferramenta como uma das diversas opções de busca. Mark Siegel, porta-voz da AT&T.

Por e-mail, o Google afirmou que “tem se aliado a operadoras e provedoras de conteúdo de todo o mundo, sem entrar em detalhes. De acordo com a companhia, o segmento wireless representa um mercado estratégico, no entanto, não há anúncio de planos para desenvolvimento de celulares.

Na semana passada, a empresa comentou que a Sprint Nextel estaria trabalhando na integração dos serviços do Google aos aparelhos de uma nova rede wireless, ainda em desenvolvimento.

Nenhum comentário: